A alimentação pode prevenir diversas enfermidades desde que o consumo de alimentos seja saudável. Dessa forma, para que o organismo funcione bem e ajude a combater agentes infecciosos o nosso corpo precisa estar com o sistema imunológico fortalecido. Para que isso ocorra é importante consumir frutas e vegetais, alimentos que oferecem vitaminas e minerais essenciais para o sistema imune.

Vale ressaltar que, em relação a Covid-19 ainda não existe comprovação científica de que algum alimento específico ajude no combate ao vírus. No entanto, manter uma alimentação equilibrada e fortalecer o sistema imune é fundamental para garantir uma vida mais saudável.

Nutrientes


Alguns nutrientes envolvidos na produção das células de proteção estão presentes em diversas frutas. A vitamina C, por exemplo, está presente em altas quantidades em frutas cítricas como laranja, acerola, limão e morango. A vitamina E também possui ótimas propriedades e pode ser encontrada em gorduras boas como o azeite, abacate, castanhas em geral e ovos.


Minerais


Entre o grupo de minerais destaca-se o selênio e o zinco. Este primeiro mineral pode ser encontrando na castanha-do-Brasil, porém, seu consumo deve ser moderado, sendo duas castanhas por dia suficientes. Já no caso do zinco, o encontramos nas carnes em geral, nos laticínios e em grãos como feijão, lentilha e grão-de-bico.


Alimentação ou suplementação?


Como foi visto acima, dá para obter os nutrientes necessários somente com uma alimentação adequada sem a necessidade de suplementação. E, por mais que seja comum ver suplementos que façam propaganda de melhora do sistema imune, isso é bem relativo e depende muito do organismo de quem vai tomar.


Entretanto, não podemos descartar o fato de que algumas pessoas não conseguem absorver alguns micronutrientes específicos, justificando o uso da suplementação. Nesses casos, é necessário saber antes qual é a capacidade de absorção do intestino através de exames específicos.

Se você atua na área da nutrição e deseja se tornar um (a) expert na qualidade dos alimentos aprimorando assim sua forma de atender seus pacientes, conheça e se matricule no MBA em Gestão da Qualidade, Produção e Higiene de Alimentos do Incursos. Dê um passo à frente na sua carreira profissional e faça a diferença no mercado de trabalho.


Fonte: Viva Bem

Imagem: 123RF