A maçã pode até não ser a fruta mais apreciada entre a grande diversidade existente, mas seus benefícios vão muito além do seu sabor adocicado. A fruta de origem asiática contém mais de sete mil espécies diferentes, sendo cada uma com características especificas, porém, com propriedades nutricionais semelhantes. O consumo de maçã além de ajudar a ter uma vida mais equilibrada pode deixar a pessoa longe de doenças.


A polpa e a casca da fruta são ricas em vitamina C, sais minerais como cálcio, fósforo e potássio, possui fibras e um poderoso antioxidante, a quercetina. Por isso, conheça as 13 razões para incluir maçã sempre no seu carrinho de compras.


1 – Melhora a função cerebral


A quercetina, um dos antioxidantes encontrados em abundância nas maçãs, é um dos compostos que ajudam a reduzir a morte celular causada pela oxidação e inflamação dos neurônios. Além disso, possui vitaminas do complexo B, vitamina C e ácido fosfórico, o que protege o sistema nervoso.

2 – Traz benefícios para o coração


Quem consome maçã possui menos chances de desenvolver problemas cardiovasculares. Isso acontece porque a fruta contém fibras solúveis, que reduzem os níveis de colesterol no sangue. Possui também polifenóis, que têm efeitos antioxidantes e pode diminuir a pressão arterial. Uma pesquisa da Medical University of Warsaw comprovou que os flavonoides presentes na maçã afastam as doenças cardíacas, diminuindo a pressão arterial, reduzindo a oxidação do colesterol e atuando como antioxidantes.


3 – Reduz o risco de diabetes


Diversos estudos relacionaram o consumo de maçã a um menor risco de diabetes tipo 2. Segundo uma revisão de pesquisas feita pela California State University, comer uma maçã por dia reduz o risco de desenvolver a doença em 28%. E até mesmo quem consumia apenas algumas maçãs por semana também estavam mais protegidos do diabetes. Os estudos creem que os polifenóis presentes nas frutas previnem danos nos tecidos das células beta do pâncreas. Elas produzem insulina no corpo e são frequentemente prejudicadas nas pessoas com diabetes tipo 2.


4 – Afasta a prisão de ventre


Comer alimentos com muita fibra é algo simples capaz de aliviar a constipação. Dessa forma, as maçãs são ideais para evitar esse problema devido ao seu alto teor de fibras. É importante consumir a fruta com a casca, pois nela que contém a maior quantidade de fibra da fruta. As maçãs possuem pectina, um tipo de fibra que age como prebiótico e ajuda o intestino a funcionar melhor.


5 – Previne o câncer


A revista científica Public Health Nutrition divulgou o estudo de um grupo de cientistas da Universidade de Perúgia, na Itália, comprovando que as pessoas que consumiam uma maçã por dia tinham menos riscos de desenvolver diversos tipos de cânceres. Para chegar a essa conclusão, os estudiosos avaliaram 40 pesquisas e notaram que a maçã diminui o risco de câncer de pulmão, intestino, boca, sistema digestivo e até mesmo de câncer de mama.


6 – Combate a asma


Por ser ricas em antioxidantes as maçãs podem proteger os pulmões de problemas oxidativos. Um estudo divulgado pela California State University também comprovou que as mulheres que comiam mais maçãs tinham menores riscos de desenvolver asma. Comer cerca de 15% de uma maçã grande por dia já diminui em 10% a chance da doença aparecer. De acordo com uma pesquisa divulgada na publicação científica Molecules, a maçã regula o sistema imunológico e reduz a inflamação devido à quercetina, presente na casca da maçã.


7 – Previne cáries


Já ouviu falar que comer maçã é bom para os dentes? Então, a fruta contribui para a limpeza dos dentes e gengiva. As fibras limpam os dentes, enquanto as propriedades antibacterianas do alimento impedem que bactérias e vírus infectem a boca. Além disso, as maçãs também estimulam a secreção de saliva (um composto alcalino), reduzindo a capacidade das bactérias se multiplicarem e crescerem na boca, o que previne o aparecimento de cáries e mantém a saúde bucal. Uma pesquisa comprovando esses benefícios foi divulgada na revista científica Plos One.


8 – Fortalece o sistema imunológico


A maçã possui ótimos nutrientes que estimulam o sistema imunológico. Contém fibras que ajudam a transportar resíduos para fora do corpo. Além disso, a fruta é fonte de vitamina C que contribui para que o organismo desenvolva resistência, protegendo o organismo de resfriados e gripes.

9 – Previne doenças oculares


Entre as doenças que o consumo de maçã ajuda a prevenir, estão: degeneração macular, catarata e glaucoma. O alimento também torna os olhos mais fortes e melhora a visão, além de contribuir no tratamento da cegueira noturna. As maçãs são ricas em flavonoides e antioxidantes, que reduzem o impacto dos radicais livres nos olhos e previnem as doenças.


10 – Aumenta a saúde óssea


A ingestão de maçãs protege os ossos contra a osteoporose, que é a deterioração do osso e um aumento do risco de fraturas. Pessoas que consumem mais o alimento perdem menos cálcio, que é um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos.

11 – Diminui o colesterol


As maçãs possuem pectina, uma fibra natural que reduz o colesterol ruim do organismo. Uma pesquisa do European Journal of Nutrition mostrou que o consumo de maçãs inteiras reduziram o colesterol em voluntários saudáveis. Já um estudo do Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics também mostrou que consumir duas maçãs diminuiu o colesterol em mulheres após a menopausa.

12 – Retarda o envelhecimento


A fruta é rica em taninos e flavonoides, que são fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios. Por essa razão quem consome a fruta com frequência previne o envelhecimento precoce. Além disso, a formação de radicais livres, que provocam o envelhecimento, é minimizada pelos antioxidantes presentes na fruta.


13 – Alivia problemas de estômago


As fibras da maçã formam um gel que tem atuação direta na proteção da mucosa gástrica. Dessa forma, alivia o desconforto característico da gastrite, que é uma inflamação do revestimento do estômago. E por ser fonte de cálcio, magnésio e potássio, o consumo da fruta alivia os sintomas do refluxo ácido, problema que ocorre quando o ácido do estômago sobe para o esôfago. Uma maçã depois de uma refeição ou antes de dormir neutraliza este ácido, criando um ambiente alcalino no estômago.

Se você atua na área de nutrição e deseja dar um passo à frente na sua carreira profissional e aprimorar seu atendimento, essa é a hora para começar sua pós-graduação. Matricule-se na especialização em Gestão da Qualidade, Produção e Higiene de Alimentos no Incursos. Amplie seu conhecimento e se torne referência no mercado de trabalho.


Fonte: Viva Bem

Imagem: 123RF