O tomate é uma fruta muito utilizada como se fosse uma verdura em saladas ou em pratos quentes. Considerada um ingrediente muito comum na culinária e aliado de quem deseja emagrecer por ter somente 25 calorias em cada unidade. O alimento além de conter propriedades diuréticas, conta com muita água e vitamina C, mas, esses são só alguns de seus inúmeros benefícios. Saiba o que o consumo de tomate pode trazer em prol da saúde e acrescente a fruta em sua lista de compras.


Apesar de diversas pessoas não saberem, o tomate ajuda a prevenir o câncer, principalmente o câncer de próstata, devido suas quantidades de licopeno um pigmento carotenoide que exerce uma potente ação antioxidante no organismo, protegendo as células do efeito dos radicais livres, principalmente as células da próstata. Além disso, esta propriedade da fruta se encontra mais intensa quando o alimento é cozido ou consumido como molho.

Isso porque, a quantidade de licopeno varia conforme o estado de maturação do tomate e da maneira que é consumido. Por exemplo, o tomate cru possui 30 mg de licopeno/kg, enquanto seu suco pode ter mais de 150 mg/L, sendo que os tomates maduros também contêm maior quantidade de licopeno que os verdes.

Outros benefícios da fruta incluem:

Ajuda no combate de problemas cardíacos


A elevada composição de antioxidantes no tomate ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis, além de possuir fibras que auxiliam na redução dos níveis de colesterol ruim, também conhecido por LDL.


Outro detalhe é que alguns estudos mostram que o consumo de licopeno na dieta também reduz o risco de infarto.

Cuida da visão, da pele e do cabelo


O tomate é rico em carotenoides, elemento que se transforma em vitamina A no organismo. Por isso, o consumo do alimento ajuda a manter a saúde visual e da pele, além de fortalecer e dar brilho ao cabelo.

Ajuda a regular a pressão arterial


Por ser rico em potássio, o mineral ajuda a regular a pressão arterial. Sua abundância em água também cria um efeito diurético.

Dessa forma, além de manter a pressão regulada, o tomate também evita a fraqueza e as cãibras musculares durante a atividade física intensa.

Fortalece o sistema imune


A vitamina C presente no tomate, ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo e a combater os radicais livres, que podem favorecer o aparecimento de diversas doenças e infecções se estiver em excesso no organismo.


Outro ponto positivo da vitamina C no tomate é que a substância é um excelente cicatrizante e ajuda na absorção de ferro, sendo particularmente indicada para o tratamento contra a anemia. Além disso, melhorar a circulação sanguínea, sendo ótima para auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares como por exemplo, a aterosclerose.

Fruta ou legume?


O tomate se encontra na categoria de fruta porque tem características biológicas de crescimento e desenvolvimento semelhante às frutas, mas as suas características nutricionais são mais próximas dos legumes, como por exemplo a quantidade de carboidratos presentes no tomate que está mais próxima de outros legumes do que de outras frutas.

Se você atua na área da nutrição sabe que ter uma alimentação saudável ajuda a prevenir doenças e também a combate-las deixando o organismo mais forte para eliminar as enfermidades. Nesse sentido, é importante que o profissional nutricionista esteja apto e capacitado para atuar com pacientes enfermos e isso pede uma pós-graduação.

Conheça e faça a sua matricula na especialização em Terapia Ortomolecular e Fitoterápica "Ênfase na Prática Clínica" no Incursos. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e faça a diferença no mercado de trabalho na condição de especialista no assunto.


Fonte: Tua Saúde

Imagem: 123RF