A fruta, originalmente da China, se adaptou muito bem ao clima tropical do Brasil e é facilmente encontrada. Possui benefícios para a saúde que certamente quem gosta de consumi-la ainda não sabe. Contém tanto antioxidante quanto o morango ou o mirtilo. Por isso, veja as vantagens que o caqui proporciona para o organismo humano.


Um estudo publicado no científico "Journal of Agricultural and Food Chemistry" em julho de 2020, mostrou que a casca do caqui é riquíssima em antioxidantes e pode ajudar muito no funcionamento do intestino.


Para constatar a eficácia da fruta, os pesquisadores transformaram a casca da fruta em um pó e a ingestão dele resultou em um aumento de vários tipos de bactérias benéficas ao corpo. Essa descoberta indica que o pó da casca de caqui pode ser incluído em formulações de alimentos para aumentar o teor de carotenóides e antocianinas, que podem ter resultado positivo para a saúde corporal.

Um outro estudo, realizado em 2008, mostrou que os taninos presentes no caqui podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes. A pesquisa sobre os benefícios da fruta foi conduzida pela University of Florence e a publicação foi feita no periódico "Advances in Horticultural Science".

Os taninos mencionados pelos pesquisadores são substâncias que também estão presentes na parte externa de outras frutas vermelhas e algumas plantas. É uma das substâncias da uva que fazem com que os vinhos sejam benéficos à saúde.

Responsável pelo sabor mais amargo da casca, as substâncias reforçam as paredes das artérias e previne o entupimento das veias. Ainda é ótimo para reduzir o colesterol ruim e retardar o envelhecimento celular.

Dentro do mesmo estudo elaborado em 2008, os cientistas observaram outros pontos importantes sobre a fruta e concluiu que o caqui tem uma propriedade incomum capaz de curar efeitos da ressaca. A fruta é capaz de alterar e reduzir a taxa de absorção e metabolismo do álcool e, assim, amenizar os sintomas característicos de um dia pós-bebedeira.


Além disso, a pesquisa mostrou que o caqui pode ajudar o corpo a se proteger de uma ampla gama de cânceres. Esse benefício também é possível graças aos antioxidantes como os taninos, que citamos anteriormente e que também fortalecem o coração.


Se você atua na área da nutrição e gosta de estar sempre atualizado para melhor atender seu público, esse é o momento certo de começar sua especialização em Terapia Nutricional Oncológica no Instituto Monte Pascoal. Seja um especialista no assunto e faça a diferença no meio profissional.



Fonte: VIX

Imagem: 123RF