As frutas de maneira geral possuem vários nutrientes e benefícios para o nosso organismo. E, além das questões nutricionais elas são muito eficientes em dietas de emagreciemento, pois, diminui a vontade de comer doces e contém poucas calorias. Sendo consumidos de maneira equilibrada as frutas são alimentos essenciais para a saúde corporal. Por isso, veja quais são as frutas mais nutritivas e as opções de receitas para fazer com cada uma delas.


Banana


A banana é rica em vitaminas do complexo B e C, além de conter triptofano, no qual, eleva os níveis de serotonina, controlando a vontade de comer guloseimas. De acordo com a nutricionista Giovana Morbi, apesar de muitos acharem que esta fruta possui muitas calorias, seu valor calórico é razoável, por exemplo, uma banana grande oferece 120 calorias. Dessa forma, para quem deseja perder peso trocar uma caixa de chocolate pela fruta é uma ótima opção.


O que pode ser feito com a banana?


Dentre as diversas opções estão: bolo de banana, torta de banana, vitamina de banana batida no liquidificador, biomassa de banana verde e, para muitos, banana junto com um bom prato de arroz e feijão. A fruta também pode ser consumida integralmente, ou seja, a casca de banana também pode ser aproveitada em receitas.


Maçã


A maça é uma boa pedida para quem deseja manter os níveis de colesterol estáveis, pois contém pectina, que dificulta a absorção das gorduras e da glicose. A fruta também possui uma grande quantidade de potássio, elimina o sódio e o excesso de água retida no corpo. Além disso, a maça é rica em vitaminas B1, B2 e niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.

O que pode ser feito com a maçã?


Apesar de ser muito relacionada com doces, como por exemplo, a típica maçã do amor nas festas juninas, a fruta também pode ser utilizada para acompanhar vários tipos de saladas, assim como em chás, sucos e na fabricação de vinagre de maçã.

Melancia


Conhecida por ser uma fruta hidratante, a melancia contém mais de 80% de água além de ser uma das frutas que mais contém vitaminas do complexo A e B. Também ajuda a promover limpeza no intestino e no estômago.


O que pode ser feito com a melancia?


Como fruta tropical e refrescante, a melancia é muito usada nas épocas mais secas e ensolaradas do ano. Seja como suco ou picolé, a fruta garante a hidratação e o bem-estar do organismo. Para pessoas diabéticas, uma boa opção é aproveitar as sementes de melancia em receitas do dia a dia, pois elas contribuem para regular o índice glicêmico.


Abacate


O abacate possui a gordura monoinsaturada responsável por aumentar o colesterol bom no organismo. A fruta também ajuda a saciar a fome e estimula a cicatrização da pele. Além disso, é rico em vitamina E, bom para quem tem doenças cardiovasculares e reforça também o sistema imunológico das pessoas.

O que pode ser feito com o abacate?


O creme ou a vitamina de abacate são ótimas opções para consumir a fruta. Pode ser usada também no preparo de saladas, molhos para acompanhar pratos salgados e na guacamole, tradicional receita da culinária mexicana. O caroço do abacate também pode ser aproveitado na forma de farinha ou como extrato.

Uvas


Muitos não sabem, mas, o bagaço da uva reduz o risco de doenças cardiovasculares devido a ação resveratrol. Os flavonoides contidos na fruta são antioxidantes e combatem o mau colesterol.


O que pode ser feito com as uvas?


Seja do tipo rubi, Itália, verde ou roxa, a uva é uma fruta facilmente usada na culinária. Mas, tudo dependerá do seu cultivo. Ela pode ser aproveitada como sucos integrais, geleias, gelatinas ou na forma de farinha de uva. Até mesmo um bom vinho pode ser degustado de maneira saudável, desde que seja com moderação.

Pera


A pera é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água. A fruta também é um ótimo diurético, combate os gases estomacais e intestinais, sem contar que possui apenas 98 kcal.


O que pode ser feito com a pera?


Para quem precisa prender o intestino, a pera pode ser consumida tranquilamente na forma integral de suco. Ela também é muito utilizada em doces e sobremesas, como tortas, em calda e em compota.

Laranja


A laranja não poderia ficar de fora dessa lista, pois, conta com alto teor de vitamina C que fortalece o sistema imunológico. A fruta também é rica em muitos outros compostos anticancerígenos.

O que pode ser feito com a laranja?


Como até o bagaço da laranja pode ser aproveitado, a fruta pode ser utilizada para hidratar, seja em um simples suco de laranja, apenas com a sua própria polpa, ou combinada às outras frutas e vegetais, como a cenoura e a couve. Em pratos, por sua vez, a laranja também é muito requisitada em saladas e, até mesmo em conjunto com a feijoada.

Melão


O melão serve para ajudar a estabilizar a pressão arterial por ser rico em vitamina C, vitamina A, vitamina B6, potássio, niacina, fibra dietética e ácido fólico.


O que pode ser feito com o melão?


O melão é um alimento funcional, por isso, vai bem em todas as refeições. No almoço, por exemplo, pode acompanhar saladas. O suco de melão também é uma ótima alternativa de hidratação para quem deseja emagrecer. Assim como a maioria das frutas, as sementes de melão também podem ser aproveitadas em receitas do dia a dia.

Morango


O morango é rico em antioxidantes, e auxilia o coração por conter antocianinas. Outro detalhe é que a fruta contém poucas calorias, cerca de 4 Kcal por unidade, além de ser importante para retardar o envelhecimento.


O que pode ser feito com o morango?


O morango assim como a uva faz parte de diversas receitas de sobremesas. Tortas, bolos, sorvetes, mousse, dentre outras. A fruta também pode incrementar pratos salgados, como saladas e, até mesmo um suflê. Para hidratar, a polpa congelada de morango pode ser usada como um potente suco vermelho, acompanhado de outras frutas como amora, cereja e mirtillo.

Abacaxi


Rico em bromelinas, o abacaxi facilita a digestão, especialmente de proteínas, além de conter um poderoso efeito cicatrizante. Também contém poucas calorias e muita água em sua composição.

O que pode ser feito com o abacaxi?


Por ser uma fruta tropical o abacaxi é muito usado em receitas de verão e refrescantes. As sobremesas de abacaxi também são muito usadas em épocas um pouco mais quentes. O abacaxi também pode ser quente, assado com canela ou consumido com raspas de limão. A fruta também é muito usada como suco em conjunto com hortelã ou com outros ingredientes no suco detox.


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Fonte: Conquiste sua vida

Imagem: 123RF