O porte físico dos atletas na maior parte das modalidades esportivas está sempre em forma, com músculos fortes, corpo sarado e esbelto. O que muitas pessoas não sabem é que apesar de praticarem muitos exercícios todos os dias, ter uma alimentação saudável e adequada para seu condicionamento físico é algo fundamental para que os esportistas consigam manter o corpo em forma e também competir.


A qualidade da alimentação dos esportistas é de extrema importância para que o organismo se mantenha forte diante das sobrecargas dos treinamentos. Por isso, a nutrição esportiva está sempre evoluindo para preparar dietas e cardápios adequados para cada tipo de modalidade. Um corredor, por exemplo, precisa de determinados nutrientes que potencializem a sua velocidade, enquanto, um lutador de boxe carece de substância que aumentem sua força física, e assim por diante.

O importante, de acordo com a nutricionista Thais Leopoldo, é identificar essas prioridades conforme a intensidade das atividades, para que o desempenho seja melhor, tenha mais ânimo, disposição e energia. "Os benefícios de uma alimentação correta para a prática de exercícios físicos são a melhoria de rendimento, bem-estar e qualidade de vida", explica. Além disso, Thais, explica do que algumas modalidades esportivas carecem e dá dicas de alimentos para cada um dos esportes. Veja abaixo.


Crossfit


O crossfit é uma atividade de alto impacto e por isso precisa de alimentos que contenham energia, mas sem sobrecarregar o organismo. Dessa forma, a nutricionista explica que o carboidrato e a proteína nos alimentos são indispensáveis. Isso porque durante o treino de crossfit há o levantamento de muito peso em curto espaço de tempo.


Os alimentos com carboidratos recomendados são o aipim e a batata doce, e também o consumo de frutas. Já como sugestão de proteínas estão os ovos; peixes e frango.

Natação


Como a natação é um esporte em que a pessoa passa boa parte do tempo submersa o ideal é consumir alimentos leves, mas que ao mesmo tempo preserve o corpo ativo, sem demandar muitas funções para o organismo. Thais, argumenta que a natação exige uma energia constante e os melhores tipos de comidas para essa prática são as que contém carboidratos. O aipim, pão integral, batata doce, frutas, gorduras boas como abacate, óleo de coco e azeite são algumas das recomendações da nutricionista.

Lutas


Jiu jitsu, boxe e karatê todas essas modalidades que se encaixam em lutas possuem exercícios de explosão e concentração. Por isso, a nutricionista ressalta que o praticante precisa ter uma alimentação mais equilibrada como carboidratos com baixo índice glicêmico, pois, libera aos poucos açúcar na corrente sanguínea e a energia do competidor se mantém constante em toda a luta.


Assim, ela indica batata doce e aipim como fonte de carboidratos. As proteínas também são importantes para os lutadores e lutadoras e servem como uma segunda fonte de energia, além de estimular a massa magra. Podemos encontrá-la em ovos, peixes e frango.


Corrida


Na corrida é preciso levar em consideração que o (a) atleta irá precisar de tempo e velocidade. Dessa forma os alimentos necessários são aqueles que dão maior disposição porque garantem uma melhor reação metabólica, o gasto de energia e a força muscular para arrancadas e explosões dos músculos das pernas.


Nesse sentido, os alimentos devem conter carboidrato e a gordura como fonte de energia, sendo eles: pão integral, frutas como a banana, aipim, inhame e as gorduras boas como óleo de coco, azeite e abacate.

Vale lembrar, que independente do esporte ou atividade física realizada, é preciso se manter hidratado, pois possuímos 60% de água no corpo. Em todas atividades físicas beba água ou isotônicos naturais que ajudem a repor os sais minerais perdidos durante a prática das atividades.

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Fonte: Conquiste sua vida

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