A acelga é uma hortaliça muito consumida na culinária oriental e em países da costa atlântica e mediterrânea da Europa. Mas, quem conhece as propriedades nutricionais e o baixo teor calórico certamente também irá aderir o consumo. Rica em vitaminas C e K e em minerais, como magnésio e potássio, a acelga também possui em sua composição ferro, cálcio, fibras e proteínas.


Com mais ou menos 20 Kcal em 100 gramas de acelga, seus nutrientes estimulam a densidade óssea e a digestão, regulam os níveis de glicose e de gordura no sangue e ainda fortalecem o sistema imunológico. Além disso, a hortaliça faz bem à saúde cardiovascular.


Entretanto, o consumo de acelga é recomendado preferencialmente cozido para pessoas com tendência à formação de pedras nos rins devido a presença de ácido oxálico. Fora esta exceção o consumo pode ser feito de forma crua ou em conjunto com outras saladas, sopas ou pratos com proteína.


Sendo assim, conheça os principais benefícios que o consumo de acelga pode trazer:


Faz bem ao coração


Como a acelga é rica em vitamina K, isso inibe a calcificação vascular o que dificulta a formação de placas nas artérias. Além disso, previne a aterosclerose, pois aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos. Já a presença do cálcio favorece as funções neuromusculares, uma vez que age no ciclo de contração e relaxamento que regula os batimentos cardíacos.


Outra propriedade presente na hortaliça é o magnésio, no qual, desempenha papel fundamental na saúde cardiovascular por melhorar a disfunção endotelial, e potássio, que exerce efeito sobre a pressão arterial e a atividade muscular das células nervosas.


Auxilia a circulação


A acelga auxilia mulheres que possuem chances de ter bebê prematuro, pois, devido ser fonte de vitamina K, isso contribui para a circulação sanguínea e assim previne hemorragias nos bebês, como sangramentos intestinais.


Ajuda na densidade óssea


O fato de consumir a hortaliça estimula a fixação maior de cálcio nos ossos e nos dentes. Essa ação é essencial para a formação das fibras de colágeno do nosso organismo, graças às vitaminas C e K e proteínas encontradas em sua composição nutricional. Assim como o próprio mineral, que é fundamental durante a infância, gestação e lactação.


Melhora a pele e a visão


A vitamina A como umas das propriedades contidas na acelga estimula o crescimento e o desenvolvimento dos tecidos, mantém a integridade e função das células, além de proteger a córnea.


Além disso, a vitamina C e o ferro presentes no alimento evitam o envelhecimento precoce, uma vez que estimulam a produção de colágeno e o combate aos radicais livres. Enquanto as proteínas facilitam o transporte molecular e a reparação e regeneração celular.


Fortalece o sistema imunológico


Ingerir acelga pode criar uma barreira de defesa do corpo contra infecções e doenças. Por conter vitaminas A, C e K, cálcio, ferro e proteínas, desempenha papel importante no fortalecimento do sistema imunológico ao aumentar a produção de glóbulos brancos e anticorpos.


Previne anemia


Como já foi citado acima a presença da vitamina C, esse mineral também potencializa a absorção do ferro, previne anemia, melhora o raciocínio e combate o desânimo. Além de reduzir o estresse, já que atua na produção de hormônios como cortisol, histamina e norepinefrina.


Regula o sono e a constipação intestinal


O alimento possui magnésio, que aumenta os níveis de melatonina, hormônio importante para a qualidade do sono. O mineral também estimula os movimentos peristálticos do esôfago e do intestino. Essa ação ajuda a empurrar o alimento para o tubo digestivo. Já as fibras aceleram o trânsito intestinal.


Controla o nível de açúcar e gordura


A acelga é uma aliada de quem tem diabetes ou colesterol alto. Devido ao magnésio e fibras, a ingestão da hortaliça ajuda a reduzir os níveis de glicose e de gordura no sangue.


Ajuda no funcionamento da memória e no aprendizado


Entre os benefícios do ferro contido na acelga está a regulação de neurotransmissores cerebrais, que facilitam o aprendizado e contribuem para o bom funcionamento da memória. O mineral também colabora no desenvolvimento cognitivo na primeira infância.


Escolha, modo de conservar e consumir acelga


Na hora de escolher o alimento o ideal é optar pelas folhas que estão bem verdes, espessas e sem manchas. É importante que o caule da planta esteja firme, seja ele na cor amarela, branca ou vermelha.


É recomendado que o alimento não demore muito tempo para ser consumido para que a perda de nutrientes não aconteça. Uma opção para que a hortaliça dure mais é higienizar, secar e guardar em pote fechado na geladeira, por até uma semana.


Pode ser consumida crua, no preparo de saladas e sanduíches, a não ser que a pessoa tenha propensão a pedras nos rins. Outra opção é refogar no vapor, para conservar a qualidade nutricional, e misturar com uma proteína animal ao final do preparo. Ou cozinhar junto aos legumes da sopa. Também é indicada como recheio de torta ou ingrediente de sucos. Evite fritar.


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Fonte: UOL

Imagem: 123RF