A osteoporose é uma doença metabólica sistêmica que afeta os ossos, provocando a diminuição progressiva da densidade óssea e, consequentemente, o aumento do risco de fraturas. Diante disso, pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) observou que a equipe que atende no ambulatório de obesidade grave do Hospital das Clínicas, ouvia muitos relatos de pacientes com problemas nos ossos e nas articulações. Como o azeite possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias protetoras nesse contexto, eles resolveram testá-lo em 111 voluntários.

Para a pesquisa foram formados três grupos. O primeiro adicionou 52 mililitros de azeite no dia a dia, quantidade que equivale a 3,5 colheres de sopa, o segundo aderiu uma dieta tipicamente brasileira contendo arroz, feijão, carne, vegetais, dentre outros alimentos. Já o terceiro grupo seguiu a dieta brasileira e também usou o azeite.


De acordo com a nutricionista Camila Cardoso, os pesquisadores observaram que as duas medidas obtiveram resultados positivos na saúde óssea de adultos que possuem obesidade grave.


O azeite pode ser aquecido?


A nutricionista Erika Silveira, professora e orientadora da pesquisa da UFG, explica que para evitar a perda dos antioxidantes, propriedade importante do azeite, o ideal é usa-lo em temperatura ambiente. "Outra orientação é optar pelo extravirgem", afirma. Essa versão do azeite vem da primeira prensa da azeitona e, por isso, concentra mais substâncias benéficas.


Azeite X Óleo de soja


Para observar qual dos dois é melhor no sentido de ser mais saudável é preciso se informar a respeito das propriedades que cada um possui. O azeite possui gorduras monoinsaturadas, que diminuem o colesterol ruim (LDL) e avançam com o colesterol considerado bom (HDL). Já o óleo de soja possui dose de monoinsaturados menor comparado com o azeite, porém, seu custo é menor e por isso a venda se torna mais atrativa. Portanto, o ideal é que o óleo de soja seja utilizado com moderação.


O uso de duas colheres de sopa do azeite contém 0,3 gramas de gorduras saturadas, 1,5 gramas de gorduras monoinsaturadas e 1 grama de gorduras poli-insaturadas. Enquanto isso, duas colheres de óleo de soja também possui a mesma quantidade de gorduras saturadas 0,3 gramas, 0,4 gramas de gorduras monoinsaturadas e 1,2 gramas de gorduras poli-insaturadas.

Portanto, é preciso avaliar os benefícios dos óleos e mesmo que o de soja tenha um preço mais acessível é importante que o azeite não deixe de ser consumido.


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Fonte: Minha Vida e Veja Saúde

Imagem: Envato Elements