Quando alguém fica doente, principalmente, quando a doença é causada por algum tipo de vírus os sintomas mais decorrentes são a tosse, falta de ar, vômitos e diarreias. A gripe ou outro tipo de vírus, normalmente, fazem com que o corpo fique desidratado. Nesses casos, a falta de ingestão de líquidos considerada suficiente para o corpo podem provocar dificuldade na regulação da temperatura e mesmo que as perdas de fluidos sejam pequenas podem contribuir para o aumento da temperatura corporal.


A nutricionista Patrícia Ruffo, explica que o ato de manter o corpo hidratado é fundamental na recuperação de uma infecção causada por vírus ou bactéria. Isso porque a desidratação afeta todo o funcionamento do corpo. Ela ainda esclarece que conforme a desidratação corporal aumenta, o sangue da pessoa se torna mais concentrado e isso pode afetar diversos órgãos internos. Então, isso quer dizer que os rins necessitam trabalhar mais para manter a água no corpo e o coração passa a ter um esforço a mais para manter a pressão arterial equilibrada.


O fato de fazer o processo de reidratação durante a recuperação de uma doença causada por vírus é essencial, porém, é importante saber que nem todas as soluções de reidratação são desenvolvidas da mesma forma. Ingredientes considerados fundamentais como por exemplo, eletrólitos, sendo eles, sódio, cloreto e potássio, além da glicose podem afetar a capacidade de reidratar caso não estejam equilibrados adequadamente.

"É importante obter o equilíbrio certo de eletrólitos, glicose e sódio para garantir a melhor reidratação possível. Embora sucos e bebidas esportivas possam parecer boas escolhas quando você estiver doente, o alto teor de açúcar pode piorar problemas estomacais, como náusea e diarreia. Opte por soluções que ajudam o corpo a manter tanto o equilíbrio de fluidos como as células funcionando corretamente. Pedialyte possui uma proporção ideal de eletrólitos importantes e açúcar suficiente para ajudar as células a trazer água de maneira mais eficaz, substituindo o que é perdido durante a doença" explica a nutricionista.

Além disso, manter uma hidratação adequada ainda pode ajudar a pele e as células da membrana mucosa a agir como uma barreira para impedir a entrada de bactérias no corpo, além de diminuir a irritação nasal ao tossir, espirrar e até mesmo respirar.

Se você atua na área da saúde e deseja ampliar suas técnicas profissionais e se posicionar melhor no mercado de trabalho esse é o momento certo para você começar sua pós-graduação em Terapia Ortomolecular e Fitoterápica "Ênfase na Prática Clínica" na Incursos. Se torne especialista e obtenha uma gama de conhecimentos por meio desta especialização. Faça a diferença no seu meio de atuação.



Fonte: Guia da Farmácia

Imagem: Envato Elements