A dietoterapia é uma técnica que tem como objetivo oferecer a quantidade de nutrientes, e energia ideal para cada pessoa conforme a sua necessidade. O método é muito usado pelos nutricionistas que se beneficiam das propriedades dos alimentos para o organismo aproveitar melhor os nutrientes. Apesar do nutricionista utilizar muito a dietoterapia, a técnica faz parte da medicina tradicional chinesa, na qual, está ligada a alimentação.

Como a Dietoterapia funciona?


Por meio da Dietoterapia os alimentos funcionam como recurso terapêutico para a cura. De acordo com a medicina chinesa cada alimento possui uma energia que é capaz de harmonizar o corpo.


Sendo assim, a dietoterapia funciona da seguinte forma:


As principais refeições para os chineses são o café da manhã e o almoço. Eles fazem uma ligação com a energia, durante o dia (Yang) e a noite (Yin), por isso como prevalece a noite o Yin que é a energia escura, deve-se atentar com o excesso de comida, para que se tenha uma boa noite de sono e um ótimo despertar;

A água ocupa um ponto central na Dietoterapia. Segundo a medicina oriental, não se pode deixar de beber água por um longo período;

O consumo de frutas e grãos é indicado para este tratamento, pois eles proporcionam estabilidade;

Outro ponto é a mastigação que deve ser calma e devagar para que os alimentos sejam bem triturados;

O horário é outra questão que fica evidente na dietoterapia. É preciso estar atento sobre quais são os horários das refeições. Não se deve ficar muito tempo sem consumir algo e cuidar também para que os alimentos ingeridos fora do horário não desequilibrem a energia do corpo;

Na dietoterapia é muito evidenciada a importância dos sabores na nossa alimentação. Alguns alimentos são capazes de ‘espantar’ a tristeza como a pimenta, gengibre e agrião. Contudo é importante atentar a temperatura do preparo de qualquer alimento para que não prejudique o organismo.


Benefícios da Dietoterapia


Auxilia no emagrecimento;

Diminui as dores e o mal-estar;

Proporciona um conhecimento melhor sobre o corpo.


De maneira geral a dietoterapia pode ser feita por todas as pessoas que tem o interesse de proporcionar um conhecimento melhor sobre seu próprio corpo assim como sobre os alimentos ingeridos.


Se você atua na área da nutrição e tem interesse em ampliar seus estudos sobre a dietoterapia e outros conceitos da sua área de atuação, a especialização em Terapia Nutricional Oncológica do Instituto Monte Pascoal foi feita para você. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se torne referência no mercado de trabalho.



Fonte: Eu sem fronteiras

Imagem: Envato Elements