A pratica de atividades físicas não faz parte da vida de diversas pessoas e para completar, ainda possuem uma rotina de trabalho considerada sedentária, na qual, passam quase todo o horário de expediente sentado levantando poucas vezes no decorrer do dia. Por isso, é importante optar por uma dieta variada, com baixo teor de gordura e alto teor de fibras.

Os hábitos alimentares das pessoas que escolhem o cardápio para almoço e jantar, influenciam diretamente na saúde. O fato de selecionar dietas monótonas, ricas em gorduras e proteínas de origem animal só ajudam a promover o aparecimento de doenças como câncer, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, além de obesidade.

Existe provas cientificas que certificam que há uma relação entre uma dieta equilibrada e a saúde. Nesse caso, é interessante saber quais alimentos fornecem benefícios que vão além do seu valor nutricional. Sendo assim, conheça os alimentos que devem ser incluídos em uma dieta saudável.

Alimentos bons para os olhos


Para que os olhos se mantenham saudáveis inclua alimentos que contém aminoácidos, ômega-3, luteína, zinco e vitaminas A, C e E. Coloque no cardápio também vegetais de folhas verdes como alface, espinafre e repolho.

Ovos, frutas cítricas, bagas, nozes e sementes, peixes gordurosos como o salmão, o atum, a cavala e a truta, também são recomendados. Além disso, cereais e leveduras são ótimos para melhorar nossa visão pois, contêm vitamina B, o que ajuda a prevenir a perda de visão.

Os alimentos que contém citrinos também são aliados da visão, porque são ricos em vitamina C, que é responsável por fazer o colágeno dos músculos ao redor de nossos olhos.


Alimentos para deixar seu sistema imunológico mais forte


Dos alimentos que fortalecem a imunidade do corpo estão as frutas cítricas, pimentos vermelhos, brócolis, alho, gengibre, kiwi e papaia irão ajudar a combater vírus no organismo.

O iogurte também é uma boa pedida para o lanche. Os probióticos contidos neles são bactérias saudáveis que ajudam a manter o trato intestinal livre de germes causadores de doenças. A bebida também favorece o aumento de certas células T. Ao consumir um copo de 200 ml por dia, você aumenta sua imunidade.

Alimentos que fortalecem seu metabolismo


O metabolismo do corpo depende da velocidade que cada pessoa queima suas calorias, na qual, é calculado com uma fórmula e depende de vários fatores, incluindo idade, sexo, genética e estilo de vida. Dessa forma, quanto melhor for o funcionamento do metabolismo, mais calorias serão queimadas.

Para quem trabalha em escritório e possui uma jornada de expediente sedentária, é especialmente importante aderir a pelo menos alguns desses alimentos: Algas marinhas, café, chá, especiarias como gengibre, pimenta caiena, cardamomo, legumes e carne magra. O consumo adequado manterá o metabolismo do corpo acelerado e, portanto, o peso ideal.

Alimentos que auxiliam seu cérebro


Manter uma dieta saudável não é apenas importante para a sua saúde física, mas também para um dos principais órgãos do corpo humano, o cérebro. Para que a mente funcione bem e também para flexibilizar com o passar da idade. Sendo assim, consuma peixes gordurosos, como salmão e trutas, mirtilos, nozes e sementes, alimentos ricos em fibra, como aveia, pão integral, arroz integral, suco de romã e chocolate preto.

Alimentos que auxiliam seu sistema digestivo


O trabalho sedentário realizado por dez ou mais anos aumenta o risco de câncer de cólon em duas vezes. Para evitar isso, faça exercícios regularmente e tenha uma dieta saudável, incluindo frutas como maçãs e peras, vegetais como cebolas, espargos e alho; leguminosas como ervilhas, soja e lentilhas, trigo e derivados, centeio e cevada.

As nozes e os produtos lácteos como o iogurte, queijo e sorvete também devem ser recomendados. Em contrapartida, deve-se reduzir o consumo de carne vermelha e de carne processada, pois aumentam o risco de câncer.

Se você atua na área da nutrição e deseja aprimorar seus conhecimentos, comece sua especialização em Gestão da Qualidade, Produção e Higiene de Alimentos na Incursos. Amplie suas técnicas profissionais e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Melhor com Saúde

Imagem: Freepik