O resfriado, a gripe, rinite, sinusite e alergias alimentares tem como um dos sintomas a congestão nasal ou o nariz entupido como é conhecido popularmente, e pode complicar um pouco a rotina diária ou momento de dormir. Esse desconforto acontece devido a um inchaço na mucosa nasal deixando o nariz obstruído internamente.


O nariz entupido também pode surgir por causa de fatores externos como exposição à poluição, mudanças climáticas bruscas ou traumatismo. Além disso, em alguns casos, a obstrução nasal ocorre devido a alterações anatômicas no nariz, como o desvio de septo. Esse sintoma desagradável pode vir acompanhado de um acúmulo de muco, o que dificulta ainda mais a respiração.


Nesse sentido, alguns alimentos são eficazes no combate a congestão nasal. Alguns contribuem para descongestionar as vias aéreas, enquanto outros causam a vasodilatação, aumentam a produção de muco, dão coceiras, espirros e falta de ar, piorando ainda mais o sintoma.


A lista desses alimentos benéficos foi apresentado com a ajuda de Hugo Fraga Barbosa Leite, otorrinolaringologista e professor da disciplina de Otorrinolaringologia da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Marcelo Mello, otorrinolaringologista do Hospital CEMA; Karla Palma Portes, otorrinolaringologista e coordenadora do curso de Medicina da Uninove (Campus - Mauá) e Clarice Naya Loures, otorrinolaringologista do Hospital Santa Cruz.


Alimento para colocar no prato


Grãos e sementes: Castanhas, sementes de linhaça e de girassol contêm flavonoides. Essa substância tem efeito anti-inflamatório e é também emoliente, ou seja, ajuda a amolecer as mucosas e contribui para diminuir a sensação de entupimento nasal.

Canja de galinha: possui o aminoácido cisteína, que atua como anti-inflamatório e acelera a fluidificação do muco aliviando a congestão nasal. Além disso, o vapor das sopas e as altas temperaturas aquecem e umidificam a mucosa nasal, levando a uma resposta fisiológica do corpo, com consequente descongestionamento do nariz.


Alho e cebola: São usados como temperos, contêm substâncias que combatem infecções por bactérias, vírus e fungos. Isso ocorre devido a um componente chamado alicina que ajuda a diluir o muco e bloqueia as vias respiratórias e também reduz a inflamação da cavidade nasal.

Fruta


Abacaxi: possui bromelina, uma substância que reduz a inflamação e diminui a congestão das vias nasais. Além disso, o abacaxi possui bastante água, o que ajuda na hidratação e vitamina C, o que combate inflamações. Vale ressaltar que a bromelina encontra-se principalmente no miolo da fruta.

Planta


Gengibre: diminui o sintoma devido as suas propriedades descongestionantes, que ajudam a limpar as vias respiratórias. Contém também substâncias anti-inflamatórias e por essa razão é um alimento que combate gripes e resfriados e alivia a congestão nasal causada por esses problemas de saúde.

Você que atua na área alimentícia ou da saúde e deseja aprimorar seus conhecimentos comece sua pós graduação na Incursos. Adquira maior aprendizado e saia na frente no mercado de trabalho.



Fonte: UOL

Imagem: Freepik