A alimentação saudável na fase adulta, normalmente, está diretamente ligada com o tempo da infância. No entanto, grande parte das crianças tem uma certa tendência a gostar de doces que não são saudáveis e são resistentes ao comer alimentos saudáveis. Nesse sentido adotar medidas para uma alimentação saudável ainda na idade infantil não é uma tarefa fácil principalmente pela variedade de produtos industrializados destinados a esse público. Apesar de ser uma missão difícil, os resultados positivos de uma boa alimentação nesse período se estendem até a fase adulta.

Entre os benefícios da alimentação saudável está à queda nas chances de complicações alimentares e doenças crônicas. Os incentivos desde os primeiros meses de nascimento são importantes não só para garantir uma rotina de bons hábitos, mas, também para tornar algo natural e evitar um desfalque de nutrientes ao organismo.

Adultos que crescem com maus hábitos alimentares acabam tendo uma alimentação sem variedade de vitaminas, minerais e nutrientes. Geralmente, consomem mais carboidratos simples, refinados e gordura saturada, e não alimentos integrais, proteínas de boas fontes, o que provoca, obesidade, carências nutricionais e doenças crônicas.

Para evitar que isso aconteça, confira algumas dicas importantes de alimentação para as crianças:

1. Quando a comida for rejeitada, não desista de primeira. Tente várias vezes aquele mesmo alimento, até que ela aceite. Porém, é necessário alternar as formas de apresentação e cocção destes alimentos.

2. A partir dos dois anos, a criança apresenta mais independência, por isso, os responsáveis devem disponibilizar boas opções, com alimentos novos, a fim de manter uma alimentação saudável sem monotonia.

3. Quanto mais colorido o prato, mais nutrientes oferecidos ao organismo. A diversidade de cores também ajuda a despertar a curiosidade da criança.

4. O exemplo da família é muito importante para a formação da criança. As atitudes vistas em casa serão sempre copiadas, desde a forma de interagir, falar, até mesmo a forma de alimentar-se.

5. Pelo menos até os dois anos não se deve ofertar nenhum tipo de alimento açucarado/industrializado/processado para a criança. Em uma alimentação saudável, já temos a oferta dos açúcares naturais vindo das frutas e alguns carboidratos, suficientes para suprir as necessidades metabólicas.

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Fonte: Nutrição em pauta

Imagem: Freepik