Em beneficio e cuidado ao paciente com câncer, sete alunas de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Goiás de Nutrição, reuniram-se para a criação de um projeto inovador e prático tanto para a família quanto para o paciente. Larissa Vaz Gonçalves, uma das criadoras deste projeto, destaca a relevância que o E-book traz para o contexto social, para ela, conservar o poder da alimentação e da refeição familiar é fundamental ao enfermo.

"É ir além da teoria, poder orientar de forma didática e prática pacientes com câncer de mama, cuidadores e familiares quanto aos principais efeitos colaterais da quimioterapia e/ou radioterapia relacionados ao consumo alimentar e ao estado nutricional. Sempre pensando em oferecer dicas de como deixar o seu dia a dia na cozinha mais prático, saboroso e saudável", afirma Larissa.

De acordo com a nutricionista, o E-book é contido com informações precisas, como por exemplo, o que é o câncer e os tratamentos existentes, contendo também dicas de receitas com nutrientes que auxiliam na educação alimentar. Além disso, nele há histórias de superação dados em formas de depoimentos de pacientes que passaram por dificuldades, mas não perderam a vontade de viver.
A especialista em temática oncológica explica o porquê decidiram realizar o projeto como o E-book.

"Na maioria dos anos na campanha do Outubro Rosa a nutrição faz ações direcionadas à prevenção do câncer de mama, nesse ano de 2019 pensamos em direcionar às pacientes em tratamento devido aos possíveis efeitos colaterais relacionados à alimentação e nutrição para que com as receitas saudáveis elas possam retomar o prazer de se alimentarem", relata a profissional.

O E-book foi criado sem fins lucrativos, contando com o patrocínio da Pharmacêutica para com o custo da diagramação. Além disso, teve a participação de forma voluntária dos pacientes, profissionais da fotografia, ilustração, maquiagem e revisão gramatical, no qual deram o apoio em todo o processo da criação. Larissa conta que ela e as demais nutricionistas teve que obter conhecimento teórico e prático relacionado as receitas criadas para os pacientes, tendo que realizar testes para o desenvolvimento dos ingredientes no laboratório oferecido pela Universidade Federal.
Apesar de já terem criado este E-book, as profissionais já estão com andamento para futuros projetos que possam contribuir para a melhoria de pacientes com câncer.

"O e-book possui uma linguagem didática, interativa e de fácil entendimento, parece que ele de fato está no tratamento junto com a paciente, ele conversa e entende o que estão passando. Possui ilustrações delicadas as quais casaram o momento. Objetivase atingir o maior número de mulheres que estão passando por essa fase", ressalta a nutricionista.

Segundo ela, é de grande referência participar de um projeto que engradece e busca ajudar pessoas desde o nível primário ao mais grave, não só ao câncer de mama, como outros cânceres.

"É uma honra participar, em conjunto com amigas que amam a profissão, de um material tão rico em informações e que pode auxiliar mulheres que estão passando pelo tratamento do câncer de mama. Soma-se a isso que o e-book é totalmente gratuito, está disponível para download em vários sites e que pode fazer diferença na vida dessas mulheres. Emocionei quando vi o resultado final".

Para acessar o conteúdo do e-book é só clicar aqui.

O e-book também está disponível nos seguintes sites;
Hospital Araújo Jorge
Hospital das clínicas de Goiás
Associação de Portadores do Câncer de Mama
Faculdade de Nutrição de Goiás
Sociedade Brasileira de Mastologia
Sindicado dos Serviços do Ministério Público do Estado de Goiás