"O primeiro passo para manter uma vida saudável é ter uma alimentação equilibrada", alerta a nutricionista Ellen d’Arc.

É possível comer bem mesmo passando o dia todo fora de casa? Sim, de acordo com uma pesquisa realizada pela Federação de Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), 8 em cada 10 brasileiros buscam manter uma alimentação mais saudável, mesmo na correria do dia a dia. Escolher frutas para os lanches intermediários e adquirir uma bolsinha térmica são algumas estratégias para manter o foco.

A nutricionista Ellen d’Arc da Bio Mundo, alertou que a escolha alimentar afeta diretamente a vida do indivíduo. "O primeiro passo para manter uma vida saudável é ter uma alimentação equilibrada. Buscar comer alimentos nutritivos, aliado ao consumo de bastante água e rotina do sono em dia", comentou Ellen.

Confira dicas para otimizar sua alimentação fora de casa

COMER EM CASA X COMER FORA

Tanto na hora de preparar a marmita quanto na escolha do prato no restaurante, o ideal é incluir na alimentação saladas, legumes, cereais e proteínas. "Em casa, na hora de preparar os alimentos, procure usar as opções integrais, grãos, diversificar legumes, carnes magras e prepara-los com gorduras boas como óleo de coco, azeite extravirgem, elas são ótimas para prevenção de doenças", aconselha Ellen.

A nutricionista alerta que o cuidado na hora de comer fora deve ser maior, geralmente os alimentos têm excesso de sódio, corantes e não são preparados em boa gordura. Então o melhor é escolher restaurantes self-service com boas opções de verduras e fibras e, claro, fugir do refrigerante.

BEBA BASTANTE ÁGUA

É importante não negligenciar a hidratação diária. A água é muito importante na eliminação de toxinas e manter o bom funcionamento do seu corpo. "Não espere sentir sede para beber água. Ela é um sinal de alerta para a necessidade do corpo por água", explica.

A dica que a nutricionista dá é ter sempre uma garrafa de água por perto, para que a reposição de líquido seja frequente. "O consumo correto de água, além de reduzir a retenção de líquidos, pois coloca os rins para trabalhar, também promove a saciedade", completa Ellen.

DESLIGUE O CELULAR

Na correria do dia a dia o celular é um excelente aliado, mas não na hora das refeições. A nutricionista explica que o uso dos smartphones e eletrônicos podem atrapalhar na hora de manter a alimentação saudável. "Focamos tanto nossa atenção no aparelho que não notamos os sinais de saciedade que o corpo nos dá, assim comemos mais do que realmente precisamos e mastigamos menos, interferindo na digestão, além dele possuir uma grande concentração de bactérias".

E não é só o celular, o mesmo vale para a televisão, computador e outras coisas que tiram a atenção durante a alimentação. "Precisamos aprender a fazer as refeições com a mesma dedicação que fazemos as atividades que são importantes no nosso dia. O maior benefício de comer com atenção plena é voltar a reconhecer os sinais que o nosso corpo nos envia todo tempo, mas que estamos sempre muito desatentos e apressados para reparar", aconselha a especialista.

PLANEJAMENTO

Você precisa tirar um momento para organizar seu plano alimentar da semana e fazer uma lista de compras, para conseguir ter sempre refeições diversificadas e ricas em produtos naturais. Vale lembrar que deixar "para cima da hora" pode te desmotivar na montagem da marmita.


Fonte de texto: www.ibahia.com