Não há só alimentos obrigatórios para ter em casa quando se quer emagrecer, no trabalho também. Há, pelo menos, três coisas que poder ter na carteira para controlar o apetite e, consequentemente, conseguir emagrecer. Quase não dão trabalho a preparar, são leves e baratas.

Não são alimentos impossíveis de encontrar em supermercados. Muito provavelmente, até os tem no frigorífico — só não está a dar-lhes toda a utilidade que merecem. Estamos a falar do ovo, do pepino e da água com gengibre.

Porquê estes e não outros? São saciantes, alguns têm uma quantidade de calorias bastante baixa e são fáceis de transportar. Damos-lhe mais razões para não se esquecer deles em casa.

1. Ovo
Se há alguns anos ele era considerado um vilão, acreditando-se que provocava aumento do colesterol. Agora é o alimento mais cobiçado do mundo fit, visto como um alimento completo e que pode ser inserido na dieta diária de qualquer pessoa saudável.

Porque é que pode ser um ótimo aliado na perda de peso? Segundo a nutricionista Bárbara de Almeida Araújo, autora do blogue "Manias de Uma Dietista", é um alimento rico em proteína e gordura, ajudando a controlar o apetite ao longo do dia. É o snack perfeito e talvez o mais simples: coze dois ovos e já está.

2. Pepino
Não ignore o pepino: ele pode ser um ótimo aliado no processo de emagrecimento. Uma unidade tem 16 calorias por 100 gramas. Além disso, é rico em ferro, potássio, betacaroteno e nas vitaminas A, B e C, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Porém, não é apenas isso que o torna um alimento essencial. Tem tudo a ver com o facto de 95 por cento da sua composição ser água, ajudando também na hidratação — um fator fundamental para quem está a tentar emagrecer.

Mas há mais: é um alimento conhecido pelas suas propriedades diuréticas e depurativas. Por isso, incluí-lo na alimentação vai ajudar a eliminar líquidos e toxinas e, como consequência, a ter uma barriga mais lisa. Pode cortar este alimento em tiras, pôr no frasco e levar na carteira.

3. Água com gengibre
Também pode levar uma garrafa com quatro chávenas de água e uma colher e meia de gengibre ralado. Ao adicionar este alimento mágico, está a tirar proveito de todos os seus benefícios — ele é é fonte de vitamina C, potássio, manganês, cobre, magnésio e vitamina B6. Mas a melhor parte é o facto de ter uma uma ação termogénica e, por isso, ajudar a promover a perda de peso. Por outras palavras, o gengibre acelera o metabolismo e, consequentemente, queima gordura.

Segundo a especialista, a melhor forma de fazer esta bebida é ferver a água e adicionar o gengibre. Deixa repousar durante 10 minutos e depois coar. Pode beber frio ou quente. Se quiser, pode ainda adicionar mel ou xarope de ácer e um pouco de sumo de limão. "Mas atenção que as mulheres grávidas não devem ingerir mais do que uma grama dia. E o gengibre não deve ser consumido por crianças com menos de dois anos", alerta Bárbara de Almeida Araújo.


Fonte de texto e imagem: 4men.pt