O primeiro passo é misturar primeiro os ingredientes secos até que formem uma massa homogênea. Acrescente o azeite até virar uma farofa. E a partir daí, inclua a mandioca para incorporar a mistura e despeje a água aos poucos até que a massa solte das mãos. Modele bolinhas e em uma assadeira untada, leve ao forno pré-aquecido a 200ºC até que a casquinha fique firme. Dica: Se o consumo não for imediato, antes de assá-los, congele as bolinhas e os esquente apenas quando for comer.


Panquecas
Para um café da manhã mais incrementado, uma opção de comida vegana fofinha e que dá mais saciedade é a panqueca, prática e rápida de ser feita.

Ingredientes
• 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
• Sal a gosto
• 1 xícara (chá) de leite de soja
• 2 colheres (chá) de fermento químico em pó
• 1 colher (sopa) de vinagre branco
• 2 colheres (sopa) de açúcar
• 2 colheres (sopa) de óleo vegetal

Modo de Preparo
Peneire a farinha, o sal e o açúcar, misture. Acrescente o óleo, vinagre, leite de soja até formar uma massa homogênea. Adicione o fermento em pó até sumir. Em uma frigideira, despeje uma camada da massa de panqueca e frite até ficar com uma aparência dourada. Depois, vire e frite do outro lado da mesma forma. Para finalizar o prato, acrescente pedaços de fruta de sua preferência ou glucose de milho.

Estrogonofe de berinjela
Para uma comida vegana mais nutritiva durante o almoço ou jantar, uma opção de receita é o estrogonofe de berinjela, que pode ser feito com diferentes tipos de leite e ter um valor nutritivo maior quando comparado com o método tradicional da receita.

Ingredientes
1 cebola média picada
3 dentes de alho picados
2 berinjelas picadas
½ xícara (chá) de água
2 xícaras (chá), molho de tomate
2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de óleo
1 e ½ xícara (chá) de leite de aveia ou o de sua preferência
1 xícara (chá) de salsinha e cebolinha
Sal a gosto
Azeite a gosto


Modo de Preparo
Pique as berinjelas em cubinhos e as deixe de molho por 10 minutos em uma bacia com água e vinagre, para diminuir o gosto amargo. Em uma panela, coloque o óleo, o alho e a cebola já picados e deixe até dourar. Acrescente as berinjelas, o sal e as refogue até amolecerem, um processo que dura cerca de 5 minutos. Adicione o molho de tomate, a água e a mostarda, misture e deixe no fogo até ferver. Depois de pronta a mistura, despeje o leite de aveia e cozinhe até engrossar.

Se preferir produtos mais naturais, você mesmo pode produzir seu leite. Deixe uma xícara (chá) de aveia em flocos de molho imersa em 2 xícaras (chá) de água filtrada por, aproximadamente, 30 minutos. Depois de atingido o tempo, bata no liquidificador e coe. Desta forma, o produto pode ser conservado na geladeira por até 3 dias.

Hambúrguer de grão de bico
Uma opção vegana interessante para quem está na transição para a vida sem elementos de origem animal é o hambúrguer vegano feito de grão bico. Acompanhados de uma saladinha, na versão mais leve ou da tradicional batata frita, esse pode ser um excelente prato para servir aos amigos.


Ingredientes
1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido e escorrido
2 colheres (sopa) de azeite
1 cenoura crua ralada
½ cebola picada
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
1 colher (sopa) de farinha de rosca sem glúten
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Em uma panela com azeite, refogue a cenoura, cebola, salsinha e aveia. Acrescente pimenta e sal a gosto. Amasse bem o grão-de-bico com o garfo ou espremedor de batata até formar uma pasta. Misture aos temperos anteriormente refogados e adicione a farinha de rosca até dar a lida. Modele a massa e leve à geladeira por mais de uma hora. Asse e acrescente um pãozinho vegano para ficar um prato ainda mais completo.


Com essas receitas fáceis, você consegue manter a vida vegana e de uma maneira mais saudável e deliciosa!


Fonte de texto: www.pensamentoverde.com.br
Fonte de imagem: escolhaveg.com.br