Se você já leu sobre a água de coco em algum lugar, ou ouviu falar de suas propriedades, deve provavelmente acreditar que ela é quase milagrosa, capaz de curá-lo de "tudo", desde doenças cardíacas até obesidade. Mas será que a água de coco é mesmo isso tudo? Vejamos alguns mitos e verdades sobre o assunto e a opinião de uma nutricionista sobre eles:

- A água de coco é uma bebida ideal pós-exercícios.
Mito! Você pode ver pessoas que treinam em academias consumindo água de coco porque ela contém eletrólitos, aos quais você perde quando sua. Porém, para a maioria dos exercícios físicos que praticamos, que são considerados leves e moderados, "se você estiver consumindo fluidos o suficiente e se alimentando adequadamente durante o resto do dia, beber água de coco após um treino não vai beneficiá-lo muito mais do que quando você se hidrata com água", diz Marjorie Nolan Cohn, porta-voz da "Academy of Nutrition and Dietetics".
A água de coco possui baixa quantidade de açúcar e calorias e não é a "bebida esportiva perfeita". As bebidas desportivas têm o intuito de substituir os fluidos que perdemos durante os exercícios, fornecer energia e substituir o sódio e potássio perdidos através da transpiração.

- A água de coco hidrata mais do que a água normal
Mito! Não existe provas científicas que garantem que a água de coco hidrata mais do que a água normal, segundo Nolan Cohn. "Existe também uma grande variável na quantidade de eletrólitos, vitaminas, minerais e açúcar presentes na água de coco, de modo que você nunca sabe realmente o quanto você está consumindo", afirma ela.

- A água de coco possui propriedades antienvelhecimento
Mito! Estar bem hidratado realmente fará com que você pareça e se sinta melhor, explica Nolan Cohn, mas a água normal também funciona tão bem quanto a água de coco para isso. Quanto à afirmação de que a água de coco "aumenta significativamente a proliferação de células em uma planta sem aumentar o número de mutações indesejáveis" e, portanto, seria capaz de proteger suas células também, ainda não há pesquisas que demonstram que essa ação específica em plantas faz alguma diferença em seres humanos.

- A água de coco é mais saudável do que o suco de frutas
Fato! A água de coco geralmente possui menos calorias e açúcar do que o suco de uma fruta, diz Nolan Cohn. No entanto, o consumidor deve observar bem os rótulos dos produtos. "Certifique-se de verificar as calorias e o teor de açúcar por porção de sua água de coco (quando comprada em mercados)", diz ela. "Muitas vezes, a garrafa que você compra contém duas ou mais porções, o que significa que você está dobrando as calorias".

- A água de coco ajuda a prevenir acidentes vasculares cerebrais e ataques cardíacos
Mito! Você pode conhecer a água de coco como uma bebida saudável para o coração. O potássio na água de coco ajuda a neutralizar os efeitos do sódio no aumento de pressão sanguínea, então, em teoria, beber água de coco poderia ajudar a prevenir doenças cardíacas. O potássio realmente é um nutriente importante, ressalta Nolan Cohn, mas pode ser adquirido em outros alimentos que, além de tudo, possuem outras vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos que promovem a saúde corporal. "É importante certificar-se de que sua principal fonte de potássio na dieta seja de uma variedade de alimentos, e não apenas da água de coco".

- A água de coco acelera o seu metabolismo
Mito! Quando estamos desidratados, nosso metabolismo diminui, diz Nolan Cohn, então qualquer coisa que você beba ajudará a manter o seu metabolismo acelerado, e qualquer coisa que você coma ou beba dará um impulso temporário ao seu metabolismo, porque seu corpo tem que digerir o alimento. "Aumentar o metabolismo de uma pessoa é complicado e requer muitas variáveis diferentes de nutrição e estilo de vida, tais como sono, hidratação geral, horário de refeições, exercícios e escolhas alimentares", diz ela. "Qualquer alimento ou nutriente não aumentará a taxa metabólica sem o suporte de um estilo de vida saudável".


Fonte de conteúdo: Eat Right
Fonte de imagem: Google