A nutrição é um processo no qual o alimento é absorvido e utilizado pelo organismo para o crescimento, para manter o corpo saudável e para substituir os tecidos. Uma boa nutrição é importante para uma boa saúde. Comer os tipos certos de alimentos antes, durante e após o tratamento do câncer pode ajudar o paciente a se sentir melhor e ficar mais forte. Uma dieta saudável inclui comer e beber o suficiente dos alimentos e líquidos que possuem os nutrientes importantes (vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, gorduras e água) que o corpo precisa.

Quando o corpo não recebe ou não absorve os nutrientes necessários para a saúde, gera uma condição chamada desnutrição.
A terapia nutricional é usada para ajudar os pacientes com câncer a obterem os nutrientes de que necessitam para manterem seu peso e força, manterem o tecido corporal saudável e combater a infecção. Os hábitos alimentares que são bons para pacientes com câncer podem ser muito diferentes das diretrizes habituais de alimentação saudável.

Hábitos alimentares saudáveis e boa nutrição podem ajudar os pacientes a lidar com os efeitos do câncer e seu tratamento. Alguns tratamentos contra o câncer funcionam melhor quando o paciente está bem nutrido e recebe calorias e proteínas suficientes na dieta. Os pacientes que estão bem nutridos podem ter um melhor prognóstico (chance de recuperação) e qualidade de vida.

Alguns tumores produzem substâncias químicas que alteram a forma como o corpo usa certos nutrientes. O uso de proteínas, carboidratos e gorduras pelo corpo pode ser afetado, especialmente por tumores no estômago ou intestinos. Um paciente pode parecer estar comendo o suficiente, mas o corpo pode não ser capaz de absorver todos os nutrientes dos alimentos.
Para muitos pacientes, os efeitos do câncer e dos tratamentos contra o câncer tornam difícil comer bem. Os tratamentos de câncer que afetam a nutrição incluem:

- Cirurgia;
- Quimioterapia;
-Terapia de radiação;
- Imunoterapia;
- Transplante de células estaminais.

Quando a cabeça, o pescoço, o esôfago, o estômago ou os intestinos são afetados pelo tratamento do câncer, é muito difícil absorver nutrientes suficientes para se manterem saudáveis.

Os efeitos colaterais do câncer e do tratamento do câncer que podem afetar o consumo incluem:

- Anorexia (perda de apetite);
- Aftas;
- Boca seca;
- Problema em engolir;
- Náusea;
- Vômitos;
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Dor;
- Depressão;
- Ansiedade.


O câncer e os tratamentos para o câncer podem afetar o gosto, o cheiro, o apetite e a capacidade de comer comida suficiente ou absorver os nutrientes dos alimentos. Isso pode causar desnutrição (uma condição causada pela falta de nutrientes-chave). A desnutrição pode fazer com que o paciente seja fraco, cansado e incapaz de combater infecções ou passar pelo tratamento do câncer. A desnutrição pode piorar se o câncer crescer ou se espalhar. Comer poucas proteínas e calorias é um problema muito comum para pacientes com câncer. Ter proteína e calorias suficientes é importante para curar, combater a infecção e ter energia suficiente.

A anorexia (perda de apetite ou desejo de comer) é um sintoma comum em pessoas com câncer. A anorexia pode ocorrer no início da doença ou mais tarde, se o câncer crescer ou se espalhar. Alguns pacientes já têm anorexia quando são diagnosticados com câncer. Quase todos os pacientes com câncer avançado terão anorexia. A anorexia é a causa mais comum de desnutrição em pacientes com câncer.

Caquexia é uma condição marcada por perda de apetite, perda de peso, perda de músculo e fraqueza geral. É comum em pacientes com tumores no pulmão, pâncreas e trato gastrointestinal superior. É importante observar e tratar a caquexia no início do tratamento do câncer, porque é uma condição difícil de corrigir.

Pacientes com câncer podem ter anorexia e caquexia ao mesmo tempo. A perda de peso pode ser causada por consumir poucas calorias, usar mais calorias ou ambas as situações.

É importante que os sintomas de câncer e os efeitos colaterais que afetam comer e causar perda de peso sejam tratados com antecedência. Tanto a terapia de nutrição como os medicamentos podem ajudar o paciente a manter um peso saudável. O medicamento pode ser usado para:

- Ajudar a aumentar o apetite;
- Ajudar a digerir os alimentos;
- Ajudar os músculos do estômago e intestino a contratar (para manter a comida em movimento);
- Prevenir ou tratar náuseas e vômitos;
- Prevenir ou tratar diarreia;
- Prevenir ou tratar constipação;
- Prevenir e tratar problemas bucais (como boca seca, infecção, dor e feridas);
- Prevenir e tratar a dor.


Fonte de conteúdo: National Cancer Intitute
Fonte de imagem: Google