Ao longo dos anos, durante o nosso envelhecimento, algumas funções celulares sofrem declínio, devido ao processo de senescência celular. Esta condição é considerada como um dos gatilhos para problemas cognitivos em pessoas idosas, como por exemplo a doença de Alzheimer.

Devido à quantidade de casos relacionados a essas alterações neurológicas, muitos estudos já vêm sendo aplicados para investigar como a nutrição pode auxiliar na redução da evolução do envelhecimento celular, e entre eles a Vitamina C tem ganhado bastante evidência, especialmente pela sua capacidade antioxidante, que protege estruturas celulares do que chamamos de estresse oxidativo.

Um estudo realizado com 10 pacientes diagnosticados com doença de Alzheimer identificou que a suplementação de Vitamina C foi capaz de aumentar as concentrações de biomarcadores antioxidantes no líquido cerebrospinal. A partir disso, os pesquisadores puderam concluir que a conduta pode ser uma estratégia interessante para reduzir a evolução da doença de Alzheimer.

Outro estudo, realizado com 582 indivíduos, mostrou que o consumo de Vitamina C melhorou parâmetros de memória e habilidades visuoespaciais, sendo este resultado associado ao efeito antioxidante da Vitamina C.

Além disso, outros estudos indicam que o consumo de alimentos ricos em Vitamina C, assim como sua suplementação, pode reduzir o encurtamento de telômeros e danos no nosso material genético, que são condições relacionadas ao envelhecimento e perda da função celular. "Para enfatizar este efeito, um estudo realizado em modelo celular mostrou que a administração de vitamina C reduziu a expressão gênica de fatores envolvidos em danos no DNA, podendo ser uma interessante estratégia para reduzir o risco de doenças associadas ao envelhecimento".

A Vitamina C pode ser encontrada facilmente em frutas como a acerola, laranja, kiwi, goiaba e outras. "Entretanto, é importante considerar que estes benefícios são potencializados com a alimentação saudável, que visa o adequado aporte de todos os nutrientes".



Fonte de conteúdo: VP Centro de Nutrição Funcional

Fonte de imagem: Google