É muito comum tomarmos algum tipo de líquido, seja refrigerante, sucos, chás ou mesmo água, durante as refeições. Mas será que tomar líquidos durante as refeições prejudica a nossa digestão?

Alguns estudiosos acreditam que os líquidos ácidos aumentam a secreção salivar, outros acreditam que as bebidas alcoólicas ou ácidas junto com os alimentos podem secar a saliva e, portanto, dificultar o processo digestivo. No entanto, não existe comprovações científicas para sustentarem essas hipóteses.

O que se sabe é que "o álcool diminui o fluxo salivar na proporção 10 a 15% por dose de álcool. Mas isso não influencia na digestão ou na absorção dos nutrientes.

Uma hipótese bastante conhecida é que a ingestão de água junto com as refeições dilui o ácido estomacal e as enzimas digestivas, tornando a digestão de alimentos mais difícil para o nosso corpo. No entanto, isso significaria que o sistema digestivo não é capaz de adaptar suas secreções à consistência da comida, o que não é verdade.

Outro argumento é que a ingestão de líquidos durante as refeições faz mal porque os líquidos aumentam a velocidade do transporte dos alimentos, fazendo com que os nutrientes não sejam bem aproveitados e a digestão seja pobre. Além disso, a quebra dos alimentos sobrecarregaria os intestinos. Porém, ainda que pareça lógico, ainda não há comprovação científica para tal argumento.

Apenas um estudo analisou a velocidade dos alimentos ao saírem do estômago e, na verdade, os líquidos se movimentam mais rápido que os sólidos, mas afirma-se que isso não tenha efeito sobre a velocidade da digestão dos sólidos.

Segundo o Dr. Michael Picco MayoClinic, "Não há motivo para preocupação de que a água dilui os sucos digestivos ou interfere na digestão. Na verdade, beber água durante ou depois das refeições pode realmente auxiliar a digestão. A água e outros nutrientes auxiliam na quebra das moléculas dos alimentos para que seu corpo possa absorver os nutrientes. A água também amolece as fezes, o que previne a prevenção da prisão de ventre".

Portanto, a verdade é que sem um embasamento científico mais concluso, ainda não se sabe se consumir líquidos durante as refeições faz realmente mal à saúde.


Fonte de conteúdo: Mundo Boa Forma

Fonte de imagem: Google