Maus hábitos alimentares estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de diversas doenças, e esses hábitos ruins estão cada vez mais presentes devido à vida moderna, que cada vez é mais agitada, e o preparo dos nossos alimentos acaba sendo priorizado pelo tempo e facilidade em vez de qualidade.

Muitos alimentos possuem fatores mutagênicos, ou seja, que prejudicam as células humanas e alteram o material genético que existe dentro dela, e muitos desses alimentos não oferecem qualquer benefício à saúde, e devem ser riscados do nosso cardápio.

Infelizmente, os estudos relacionados ao câncer ainda possuem mais perguntas do que respostas, e por isso não se tem uma ideia exata da causa do desenvolvimento dos diversos tipos de câncer, mas podemos afirmar alguns fatores que influenciam nisso, além da pré-disposição, e entre eles está o consumo de vários alimentos.

Com base nisso, segue uma lista com 10 alimentos que podem aumentar o risco de câncer, e que provavelmente estão presentem no seu dia a dia:


  • 1- Pipoca de micro-ondas.
    O pacote da pipoca é revestido com ácido perfluorooctanóico, que é encontrado também em itens de teflon. Além disso, os conservantes usados nesse tipo de pipoca também são perigosos e podem gerar problemas como erupções cutâneas e até o próprio câncer.


  • 2- Bebidas alcoólicas.
    Na lista de itens perigosos para o desenvolvimento de câncer, o álcool fica atrás somente do cigarro. Por isso, beba com moderação para não colocar sua saúde em risco.


  • 3- Café.
    Existem diferentes estudos, com focos variados, que apontam os benefícios e malefícios do café. Quando consumido sem exagero (até duas xícaras pequenas por dia), o café pode ser bom para o organismo, mas quando existe o excesso, pode aumentar os riscos de câncer no pulmão em cerca de 18%, segundo pesquisa.


  • 4- Carnes processadas.
    Esse tipo de carne contém grande quantidade de nitrito e nitrato. Essas substâncias, em contato com o estômago, se transformam em nitrosaminas, que são consideradas mutagênicas.


  • 5- Refrigerantes.
    Além de conter muito sal em forma de sódio, essas bebidas gaseificadas possuem adoçantes que já foram associados ao aparecimento de câncer.


  • 6- Temperos artificiais.
    Esses temperos escondem substâncias perigosas que podem causar sensação de mal-estar, além de desenvolvimento de câncer. Por isso, prefira sempre os temperos naturais e caseiros.


  • 7- Alimentos ricos em gordura.
    Os alimentos com grande quantidade de gordura, além de prejudicar sua manutenção de peso, também influenciam na formação de câncer e outras doenças graves.


  • 8- Açúcar refinado.
    Eleva os níveis de glicemia e é o tipo de alimento que as células cancerosas mais gostam.


  • 9- Pão tostado.
    O pão, ao ficar tostado, foi elevado a uma temperatura muito alta, o que acaba dando origem a uma substância chamada acrilamina, sendo uma das substâncias responsáveis pela formação de tumores cancerígenos.


  • 10- Farinha branca.
    Para que a farinha se torne branca, os grãos de trigo passam por refinamento, o que elimina totalmente seus nutrientes. Após isso, é necessário o uso de gás de cloro, que se trata de um produto químico bastante perigoso, para dar a cor branca.
    As células do câncer procuram por açúcar na corrente sanguínea para se alimentarem, e esse tipo de farinha eleva significativamente a quantidade de açúcar na corrente sanguínea.


Fontes de conteúdo: Site de beleza e moda, Minha Vida, Melhor com Saúde

Fonte de imagem: Google