O nutricionista americano Jonny Bowden, após uma grande pesquisa, constatou que alguns ingredientes têm enorme valor nutricional e podem trazer grandes benefícios se aderidos regularmente a nossa dieta, mas que acabam passando despercebidos, por nós e alguns deles até jogados fora.

Confira abaixo alguns desses alimentos, citados no livro escrito pelo nutricionista, que talvez você nem fazia ideia de como são saudáveis:


  • 1- Sardinha
    Além de rica em proteínas, as sardinhas possuem minerais essenciais para o nosso organismo tais como magnésio, ferro e selênio, que tem ação anticancerígena. Esse peixe também ajuda a liberar o mercúrio e tem altas quantidade de ômega 3, que é um tipo de gordura "boa" extremamente importante para o funcionamento do nosso cérebro, coração, e para diminuir a pressão arterial.
    Preferencialmente, esse alimento deve ser consumido fresco.


  • 2- Repolho
    Suas folhas possuem uma grande quantidade de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de índoles e sulforafanos.


  • 3- Folha de beterraba
    É rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, mas geralmente são jogadas fora quando preparamos nosso alimento. Contem também um pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger nosso olhos contra o envelhecimento chamado carotenoides.
    As folhas de beterraba podem ser consumidas cruas ou refogadas.


  • 4- Açaí
    O açaí é uma das frutas com mais antioxidantes que existem, sendo também rico em gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na redução de colesterol ruim e prevenção de doenças cardíacas.



  • 5- Goiaba
    Além de ricas em fibras, minerais e vitaminas, as goiabas também possuem uma boa quantidade de licopeno, considerado o mais antioxidante de todos os carotenoides, também auxiliando na prevenção de câncer de próstata e reduzindo os níveis de risco de desenvolvimento de catarata e doenças cardiovasculares.


  • 6- Cereja fresca
    Possui uma grande concentração de antocianina, que é um anti-inflamatório natural.


  • 7- Chocolate meio amargo
    É rico em flavanóides, que diminuem a pressão sanguínea, promovendo o bom funcionamento do sistema circulatório. Também possui alta concentração de magnésio, que é um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo.


  • 8- Castanhas, nozes e amêndoas
    Apesar de possuem um alto teor calórico, todas elas trazem grande benefícios por possuírem muitos minerais, proteínas e grande quantidade de Ômega 3 e Ômega 9.


  • 9- Canela
    Auxilia no controle dos níveis de açúcar e de colesterol no sangue, prevenindo o risco de doenças cardíacas.


  • 10- Semente de abóbora
    As sementes de abóbora são uma grande fonte de magnésio, que é um mineral tão importante que estudiosos franceses concluíram que pessoas com alta concentração de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que as demais. No entanto, as sementes de abóbora também são geralmente descartadas por nós.


Fonte de conteúdo: Época


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