O colágeno é constituído pelos aminoácidos Glicina, Prolina, Arginina e Hidroxiprolina, e consiste na forma mais rica em proteína presente no corpo humano, representando 30% do total de proteínas presentes no organismo.


O colágeno pode ser encontrado em nossos ligamentos, ossos, tendões, vasos sanguíneos, trato digestivo, coração, bexiga, vesícula biliar, rins e tecido conjuntivo. Ele também é o grande responsável por oferecer firmeza à pele, já que renova suas células e fornece elasticidade a ela, além de proteger a pele da absorção e propagação de substâncias que causam danos, tais como toxinas, microrganismos e células cancerosas.

Ao longo dos anos, no entanto, a produção de colágeno por parte do corpo começa a reduzir, resultando em pele flácida e enrugada, articulações mais rígidas, cabelo sem vida e os tendões e ligamentos menos flexíveis.

Alguns nutrientes estimulam a produção de colágeno em nosso organismo, sendo estes a Vitamina C, a Vitamina E, o cobre, o selênio, o zinco, o enxofre e o silício. A Vitamina A também é importante porque ajuda a restaurar o colágeno que já sofreu algum dano.

Diante disso, fica evidente que uma dieta rica em colágeno é essencial para mantermos um corpo saudável, além de mais bonito. Assim sendo, segue uma lista com 10 alimentos ideais para a sua alimentação quando se trata de colágeno:


  • 1- Gelatina
    Além de rica em colágeno, a gelatina não leva ao aumento de peso, ajudando para que você mantenha seu corpo em forma ao mesmo tempo em que faz bem para a pele, unha e cabelo.


  • 2- Carnes e Ovos
    As carnes e os ovos devem ser acrescentadas em uma dieta rica em colágeno pois são fontes de proteína, que estimulam a produção da mesma.



  • 3- Frutas cítricas
    Ricas em Vitamina C, as frutas cítricas contribuem na síntese de proteínas, que se transformarão posteriormente em colágeno. Recomenda-se o consumo de 3 a 4 porções desse grupo de alimento diariamente.



  • 4- Frutas vermelhas
    Possuem Vitamina C e flavonoides, que juntos possuem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e envelhecimento, que é um grande responsável pela diminuição de colágeno no organismo.


  • 5- Castanhas, nozes e amêndoas
    Além de fontes de Vitamina E, contêm ácidos graxos poli-insaturados que ajudam na manutenção da vitalidade da pele. Orienta-se que seja consumida 1/3 de xícara desses alimentos todos os dias.


  • 6- Aveia
    A veia é fonte de silício, que é um dos nutrientes necessários para a formação de colágeno.


  • 7- Soja
    Possui ganisteína, um hormônio que acelera a produção de colágeno e bloqueia enzimas que promovem o envelhecimento da pele.


  • 8- Alho
    Possui enxofre, que é necessário para a formação do colágeno. Também possui taurina e ácido lipoico, compostos capazes de reconstruir as fibras de colágenos já danificadas

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  • 9- Tomate, pimenta e beterraba
    Contém antioxidante licopeno, que protege a pele contra danos e funcionam como um protetor solar natural, ao mesmo tempo que aumentam os níveis de colágeno no organismo.


  • 10- Chá branco
    A Universidade de Kingston, no Reino Unido, realizou uma pesquisa com a Neal’s Yard Remedies, uma empresa de produtos de beleza também do Reino Unido, que afirma que o chá branco é capaz de proteger as proteínas presentes na estrutura da pele, com ênfase no colágeno. Isso se justifica devido ao fato de que a bebida previne a ação de enzimas que destroem o colágeno.


É importante enfatizar que, para que os nutrientes presentes nos alimentos sejam bem aproveitados, é preciso dar atenção ao modo como esses alimentos são preparados para que eles não se percam.


Algumas dicas para evitar o desperdício dos nutrientes são: cozinhar os alimentos no vapor, não fatia-los muitos, cozinha-los com a casca e por pouco tempo, utilizar pouca água, preparar tudo no fogo alto, não armazenar os alimentos por muito tempo na geladeira e reutilizar a água usada no cozimento dos alimentos, pois ela pode reter vitaminas.


Fonte de conteúdo: Mundo boa forma

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