Com a correria do dia a dia, muitas mulheres acabam deixando um pouco de lado o cuidado com a alimentação. Por isso, buscam receitas rápidas para conseguir cabelos sedosos e brilhantes, pele macia e hidratada, unhas fortalecidas, um corpo harmônico e peso ideal. Um passo importante, porém, para conseguir atingir este objetivo é ter uma alimentação equilibrada e balanceada para nutrir corretamente o organismo.

— Muitas pessoas focam nas calorias consumidas, e não no valor nutricional dos alimentos, como uma tentativa de manter o peso ideal. Em muitos casos, isso acaba resultando em uma maior queda de cabelos, unhas fracas, mais acne, ou seja, o terror de qualquer pessoa que busca estar em equilíbrio e de bem com o espelho — afirma a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo, de Goiânia.

Com um pouco de empenho e disciplina, qualquer pessoa consegue ter uma alimentação balanceada e equilibrada. — Além de uma alimentação saudável, é importante praticar exercícios físicos regulares que serão essenciais dar mais pique para o dia a dia e ajudar a reduzir as gordurinhas, deixando cabelos e unhas bem nutridos — ressalta.

Dicas da nutricionista

— Aqui listamos alguns nutrientes importantes para ajudar o organismo a ficar em equilíbrio, mas é muito importante também lembrar-se da individualidade bioquímica de cada pessoa. Ou seja, cada indivíduo deve ter um plano alimentar individualizado, respeitando as suas necessidades e limitações — afirma Flávia.

UNHAS
Fracas: Ferro, cálcio, zinco, ácido linoleico Manchas Brancas: Magnésio, silício e ferro Amareladas: Distúrbios no sistema linfático, infecção por fungos e diabetes Alimentos Indicados: castanha-do-pará, amêndoas, nozes, aveia, cevada, vegetais verde- escuros, frutas em geral, semente de linhaça, frutos do mar e carnes.

CABELO
Queda e opacidade: proteínas, biotina, vitamina D, cobre, zinco, cálcio, ácido pantotênico, magnésio, ferro Alimentos Indicados: gema de ovo, aveia, cevada, salsa, carnes vermelhas, peixes, aves e leguminosas.

PELE
Acne: zinco, vitamina C, vitamina A e E Alimentos Indicados: cenoura, mamão, pimentão, tomate, frutas cítricas, abóbora, carnes, peixes, aves, gérmen de trigo.

Manchas: distúrbios hormonais, vitamina A, C e E Alimentos Indicados: soja e derivados, hortaliças verde-escuras , frutas cítricas vegetais amareladas e óleos vegetais.

Flacidez Cutânea: alto consumo de carboidratos de alto índice glicêmico e açúcares; deficiências de vitaminas e minerais antioxidantes Alimentos Indicados: arroz integral, pães integrais, massas integrais, abacate, abóbora, frutas vermelhas.

Pele Seca: vitamina A, biotina, cálcio, ácidos graxos, vitamina B2 Alimentos Indicados: soja, amêndoas, feijão, lentilha, grão-de-bico, nozes, castanha-do-pará, linhaça, laranja, morango, limão, acerola.

Celulite: iodo, selênio, ômega 3, vitamina C, isoflavonas, clorofila. Disfunções hormonais, deficiências nutricionais, problemas circulatórios e má hidratação Alimentos Indicados: azeite de oliva, algas marinhas, castanha-do-pará, soja, aveia, peixes de água fria, frutas cítricas e água.

Olheiras: alergias, disbiose, problemas circulatórios Alimentos Indicados: folhas verdes e sementes, suco de clorofila, probióticos, coenzima Q-10, óleo de peixe, vitamina E, chá-verde, própolis, suco de uva, semente de linhaça.

Fonte: Só Nutrição