Para as mulheres, o ganho de peso na meia-idade, particularmente em torno da barriga, muitas vezes pode ser culpa dos hormônios. Como os níveis de estrogênio declinam com a chegada da menopausa, as células de gordura entram em ação (quanto maiores as células de gordura, mais estrogênio podem produzir) e se acumulam no abdômen.

Os níveis de estrogênio reduzidos tornam mais difícil para o cabelo crescer como antes. Com o aumento dos andrógenos (hormônios masculinos) durante a menopausa, pode ainda haver afinamento dos fios.

A testosterona cai em mulheres de meia-idade, reduzindo o desejo sexual. Ao mesmo tempo, o declínio de estrogênio provoca ressecamento vaginal, além de reduzir os níveis de colágeno e de massa óssea, levando a um risco aumentado de osteoporose. Também tem sido associado a problemas de memória e doença de coração.

As mulheres podem elevar os seus níveis de estrogênio ao comer certos alimentos com fitoestrógenos, substâncias vegetais semelhantes ao estrogênio que, quando consumidos, são convertidas no hormônio feminino. As mulheres japonesas, cuja dieta é rica em fitoestrógenos, raramente sofrem com os sintomas da menopausa que afligem as ocidentais.

Fonte: Terra